Willkommen in Bratislava!
Nossa ida pra Bratislava foi absolutamente repentina. Tinhamos terminado o nosso primeiro dia em Venna. Ainda tínhamos dois dias lá mas nos restava pouca coisa pra se ver. Então procuramos alguma lugar legal as margens do Danúbio pra visitar. Encontramos Bratislava! Depois de meia hora de trem descemos na estação e passamos uns 20min empacados. Sem saber pra onde ir. Sem saber a moeda nem a língua. Então, como em todo lugar do mundo, encontramos um grupo de brasileiros que estava partindo. Nos ajudaram a encontrar um mapa e lá fomos nós. Tentamos pegar um tram mas como tudo estava escrito em eslovaco e depois de mais 20 minutos em frente a um mapa das linhas sem sequer saber onde estávamos, decidimos ir a pé sempre em frente...kkkk! Essa foi uma das mais loucas viagens que fizemos.Bratislava é a capital da segunda república Slovaquia. Faz fronteira com a Austria e a Hungria. Desde 1993 logo após a queda do comunismo que controlava a URSS na Europa central, Bratislava é a sede do parlamento, do governo e da presidência desde que a Tchecoslováquia foi dividida em dois estados independentes. Possui 3 línguas oficiais: slovaco, hungaro e alemão.
Encontramos esse lindo jardim francês que fazia parte do palácio Grassalkovich. Essa placa dizia para não pisar na grama :-).
Nós em frente ao palácio de Grassalkovich construído pelo conde Anton Grassalkovich, que foi príncipe e conselheiro da rainha Maria Teresa. Durante todo Séc. 18 toda a aristocracia Hungara consentrava-se dentro do palácio.
Porta de São Michel. Um dos portais da cidade antiga. Que hoje é reservada somente aos pedestres e é lugar de divertimento, com cafés, boutiques, restaurantes e galerias.
Praça diante da antiga prefeitura. A torre com telhado verde é um dos seus marcos. Durante 500 anos esse edifícil foi o lugar onde decisões importantes sobre a cidade foram tomadas. A torre data do Séc. 14.
Fuguras como essa estão espalhadas em toda área de pedestres. E são parada obrigatória para fotografia.
Eu e Xande em frente a prefeitura . O prédio rosa chama-se Palácio Primatial. Construído em 1370. Em 1543 foi tomado pelo turcos. É o maior palácio da cidade antiga.
O Cumil. Feita pelo artista Viktor Hulík.
O investigador.
O teatro nacional slovaco. Construído em 1886, famoso por suas óperas.
Konkatedrála Dóm Sv. Martina! Catedral de São Martin. O monumento mais significativo da Eslováquia a nível arquitetônico. Onde entre 1563 e 1830 foram coroados 19 reis e rainhas. A catedral tem a forma da coroa de Saint Etienne com uma torre de 85 metros. No séc. 13 foi transferida de dentro do Castelo para o lugar que se encontra hoje.
Seu interior gótico com 27 altares e interferências barrocas feitas por mestres maçons. A figura do patrono é representada pelo santo montado em um cavalo ajudando um mendigo.
Cripta. Sob a catedral encontramos a tumba de São João em prata.
Um dos 3 Acessos ao Castelo. Chamado Hrad. Essa é a porta de Sigismond. Que foi um dos reis da Hungria, nascido em Luxemburgo.
Inicialmente um forte utilizado pelos reis da Hungria. Situado a 85 metros sobre o Danúbio. Guardião da cidade velha, conheceu sua idade de ouro Séc.18 sob o reinado da rainha Maria-Teresa que usava-o como residência enquanto rainha da Hungria. Após a tomada romana sua posição estratégica fez com que construissem um forte em torno dele assim como uma igreja cristã.
A primeira aparição do castelo nos registros foi em 907 d.c. quando era usado na defesa dos exércitos da Bavaria contra os húngaros.
Dentro do castelo, que hoje é um museu, encontramos uma estátua de Santa Elizabeth, filha do rei hungaro André III e que casou nesse castelo em 1211. Após a morte de seu marido ela dedica a vida a obras de caridade pela região de Bratislava. Tempos depois foi canonizada.
Em 1811 um incêndio devasta o Castelo deixando-o em ruínas. E permanecendo assim por 150 anos Quase foi demolido depois da segunda grande guerra. E em 1953 sua reforma começou.
Sistema reserva de águas pluviais. existiam várias cisternas como essa que abasteciam o castelo. Dentro dessa vala encontramos poço artesianos muito profundos.
Eu e Xande nos jardins do Castelo. Apreciando a vista para a cidade antiga e o Danúbio.
Centro da cidade. Parte mais animada. Esse carrinho é o único que pode circular nessas redondezas. Ele faz passeios com guia em aúdio.
Bom esse foi nosso passeio a Eslováquia. Lugar perfeito! Tanta história e tanta cultura em um lugar tão pequeno mas tão importante.
Um abraço a todos!