26 agosto 2006

Roma - A cidade eterna - parte 1

Que demora pra atualizar heim gente? Bom essas são as fotos da nossa viagem a Roma e a Cidade do Vaticano onde pudemos passar o aniversário de dona Emeide junto com nossos cumpadres Alisson e Ana.
Tentando não tornar-me repetitiva tentarei descrever os lugares que vimos contando um pouco da história fascinante desse lugar. Espero que gostem :-)

Um pouco de Mitologia: Devido a traição de Rhéa Silvia a seu consorte junto com o Deus Marte, Silvia teve seus filhos gêmeos rescém nascidos arrancados de seus braços e jogados por seu avô no rio Tibre. Os garotos foram resgatados e amamentados por uma loba e em seguida levados para serem adotados por um casal de pastores. Posteriormente os irmãos voltaram à sua cidade natal onde assumiram o trono e dominaram as terras onde futuramente seria erguida a cidade de Roma.
Os historiadores datam a origem de Roma em 753a.c. sob um regime monárquico e de religião politeísta. Anos depois Roma passou a ser uma república com seu senado de grande influência política. O império romano foi expandido pelos exercítos que lutavam sob a ordem de grandes generais como Augusto, Tibério, Marco Aurélio e o Grande César!
Dos romanos herdamos uma série de características culturais como o latim que deu origem a linguas como o portugues, frances, italiano...etc. Eles nos deram o direiro romano até hoje presente no direito ocidental além de várias outras grandes contribuições!

Pão e Circo - O império Romano, preocupado com as revoltas que poderiam ocorer devido ao grande desemprego e miséria que assolávam o pais, adotou a política do pão e circo que consistia em dar a população quase todos o dias pão e lutas travadas entre os gladiadores romanos em seus anfiteatros. Um dos mais famosos foi o Colosseu ou Amphithéatro Flávius que possuia 3 níveis e uma capacidade para 55 000 pessoas. É uma construção magnífica e muito bem conservada.

No interior do Coliseu podemos ver a arena e a parte subterrânia onde ficavam os gladiadores e os animais. O Coliseu foi inalgurado em 80 a.c. por Titus para uma maratona de 100 jogos.

Foro Romano: Estar nesse lugar me deu uma sensação inexplicável e fascinante. Era como se a cada momento um filme que nunca vi passase pela minha cabeça, a arquitetura e a riqueza de detalhes nas contruções espanta se considerarmos a idade e as condições em que foram feitas. Essa região era uma das mais importantes da Roma antiga, onde localizava-se o centro político, religioso e comercial da cidade império.

Entrada para o Palatino onde encontramos as ruínas do palácio imperial.

Domus Flavia.

Prédio da Roma antiga usado como templo relgioso para o culto a deuses pagãos.
Vista panorâmica do Foro Romano. Embora a maioria dos prédios esteja em ruínas as fachadas que ainda restam de pé são magníficas pelos seus detalhes e seu tamanho.

Palazzo del Quirinale, serviu como residência de verão dos papas entre 1592 e 1870.

Monumento a Vitório Emanuelle. Situado na Piazza Venezia, homenageia o primeiro rei italiano.
O Pantheon de Roma é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi construído se manteve em uso: primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano (daí o seu nome) e, desde o século VII, como templo cristão. É famoso pela sua cúpula.
O Pantheon original foi construído em 27 a.C., durante a República Romana, durante o terceiro consulado de Marco Vipsânio Agripa. Efetivamente, o seu nome está inscrito sobre o pórtico do edifício. Lê-se aí: M.AGRIPPA.L.F.COS.TERTIUM.FECIT, o que significa: "Construído por Marco Agripa, filho de Lúcio, pela terceira vez cônsul".
Dentro do Pantheon.

Fonte localizada em frente ao Pantheon.

Cristo de Michelangelo, localizado na catedral de Santa Maria Sopra Minerva.

Bom pessoal por hoje é só. Em breve colocaremos mais fotos da nossa curta mais inesquecível viagem por Roma, incluindo nossa "peregrinação" ao Vaticano.

Beijos para todos

Marcadores: ,