28 novembro 2006

Éna Kalimera a Athina! (Parte II)

Essa é a praça Sindagma, que significa praça da constituição. É onde se localizava o antigo palácio real e o parlamento grego. Os prédios mais antigos de Atenas circulam essa região.
Nessa foto vemos soldados membros da guarda nacional vestidos num costume tradicional.
Essa é a cerimônia da troca da guarda. O prédio a ser guardado é o Palácio de Vouli, atual parlamento e antiga residência do rei Othon I.
"Arheologiko Moussio" ou Museo Arqueológico Nacional de Atenas. É onde está a mais bela coleção de atefatos da Grécia antiga.
Eu dentro do museo. Essa estátua ao meu lado é feita em bronze e mostra um jovem pupilo da deusa Artemis, protetora das caçadas e dos bosques.
Essa estátua é magnífica! Representa o grande Poseidon erguendo seu tridente. Quado foi encontrada não havia mais tal arma nas mãos do grande deus, acredita-se que foi roubada, por ser feita em ouro. Os antigos acreditavam que todo o poder de Poseidon estava em tal tridente, com o qual ele controlava as marés, as tormentas em alto mar e os monstros aquáticos que assustavam os antigos marinheiros. Sempre que alguém pretendia navegar devia dar oferendas ao deus para garantir uma viagem segura.
Estátua de Otávio Augusto, um dos imperadores romanos enquanto a Grécia fazia parte do território conquistado por Júlio César.
Essa estátua é umas das minhas preferidas! Descreve Afrodite(deusa do amor carnal, da beleza e da luxuria) sendo tentada por Pan, contra a vontade de seu filho Eros(cupido). Diz a lenda que quando Pan nasceu sua mãe(uma ninfa) fugiu assustada com sua aparência e seus avós o amaldiçoaram dizendo que ele nuca conheceria o amor.Até que seu pai Mercúrio o levou ao Olimpo para apresentá-lo a todos os deuses, inclusive a Afrodite.
É espantosa a habilidade dos antigos escultores gregos em trabalhar com bronze e mármore. Essa estátua é um enigma para os estudiosos da antiga história grega. Primeiramente acreditavam que trava-se de uma estátua de Perseu segurando a cabeça da medusa. Hoje o mais aceito é que seja uma estátua de Paris decretando sua decisão. Diz a lenda que Zeus encurralado por três deusas para eleger qual era a mais bela do Olimpo.Sem querer tomar partido procurou um sábio, que fosse jóvem, imparcial e tivesse o dom da argumentação para não magoar as duas perdedoras . Então escolheu Paris um jovem tróiano filho do rei Príamo para que decidisse entre Palas Atena, Afrodite e Hera. Cada deusa tentou subornar Paris do jeito que lhe convia . Hera lhe prometeu um casamento fértil, riqueza e poder. Atenas lhe prometeu sabedoria e vitória em todos os combates que participasse. Então, Afrodite lhe prometeu o amor da mulher mais bela do mundo e lhe apresentou a Helena, mulher de Menelau.Com a ajuda de cupido(seu filho) fez com que o jovem caísse de amores pela bela Helena. Paris deu a vitória a Afrodite e enfrentou a ira das outras deusas que como castigo instigaram Menelau rei de Esparta a atacar Tróia, travando uma guerra que ficou conhecida em todo o mundo.
Detalhe dos olhos de Paris.
Jóias Gregas. As mulheres da antiga aristocracia grega utilizavam lindos adornos e jóias sempre em ouro delicadamente trabalhadas.
São peças realmente impressionantes pelo seu acabamento, seu tamanho e seu valor. Essas faixas mais cumpridas na parte inferior da foto também são feitas em ouro embora absurdamente finas, eram usadas como cintos e adornos para prender as roupas.
Retrato de uma grega. A quantidade e a forma como as mulheres utilizavam suas jóias identificava sua classe social.
Reconstituição de uma casa da plebe na grécia antiga.
"Panathinaiko stadio". Todo construído em mármore branco foi o estádio onde foram realizados os primeiros jogos olímpicos modernos em 1896. Construído sobre as fundações do antigo estádio Lycurgue berço dos jogos da antiguidade.
Eu, em frente ao estádio.
Essa é a Stoa Atalou. Um dos prédios públicos que faziam parte da Arhea Agora. Inicialmente foi construído por Attalos, rei de Pérgamo em 159a.c.
Interior da Stoa, totalmente restaurada por alunos de arquitetura e história clássica.
Hoje é um museo, mas mantém o ariginalidade do projeto inicial.

Eu ao lado da estátua de Afrodite.
Estátua de Atenas, retirada do templo de Eféstos.

Havia fontes como essa, públicas, espalhadas por toda a cidade.E essa funciona até hoje.
Ainda na Ágora, estou diante de estátuas gigantescas de deuses que guardavam as portas de um antigo templo.

Terminamos essa postagem com uma imensa saudade e com a alma enrriquecida pela cultura, sabedoria e beleza dessa explêndida cidade. Dando uma última olhada para uma das moradas dos deuses. LINDO NÉ?

Um grande abraço a todos! E obrigado pela visita :-)

Marcadores: ,