Milan, capitale de la mode!
Milão é desde a idade média um grande centro comercial da europa. Sofreu muito com a segunda guerra mundial tendo um grande parte da cidade sido destruída e depois reconstruída. Hoje possui uma das semanas da moda mais famosas de toda europa. "A semana da moda de Milão". Onde os maiores nomes da alta costura possuem lojas e durante essa semana mostram suas criações.Milão também guarda grandes riquezas culturais, históricas e arquitetônicas como o Duomo, o Castelo Sforzesco e a capela do convento de Santa Maria delle Grazzie, onde está a "última ceia" em afresco, de Leonardo da Vinci.
Esse é a "Piazza del Duomo" ocupa o local de um antigo e luxuoso bairro de Milão. Ao centro encontramos uma estátual do rei Vittorio Emanuele II, primeiro rei da Itália. Essa é a praça mais conhecida de milão, estando entre o Duomo, a Galeria Vittorio Emanuele e antigos prédios utilizados pelo regime facista nos anos 30.
"Duomo" hoje é a maior catedral gótica da Itália e a segunda maior da europa (perdendo apenas para Basílica de São Pedro no Vaticano). Sua construção durou 500 anos. Foi iniciada no séc. XV com o intuito de abrigar toda a população da cidade. Duomo de Milão, significa casa de Milão.
Eu e Mainha em frente ao Duomo.
No interior da Igreja podemos encontrar uma estátua de São Bartolomeu carregando a própria pele. Além de sentir a paz e a tranqüilidade mórbida característicos a arquitetura gótica.
Magnífico o interior do Duomo. Nas laterais encontrávamos altares individuais e locais para que os fiéis pudessem ascender suas velas. A luz das chamas contrastando com a luz do dia que entrava pelos vitrais formava uma penumbra com cores inacreditáveis. Dando um ar sombrio a Catedral.
Junior, eu e mainha diante da Galeria Vittorio Emanuele. Tem a forma de uma Cruz Latina e sua coberta é feita por mosaicos que representam as artes, a agricultura, a ciência, a industria de milão , os 6 continentes, o sol e os 12 signos do zodiaco.
Interior da Galeria. Ao longo das arcadas encontramos restaurantes, cafés e vitrines luxuosas.
Essa árvore próxima a nos era uma propaganda dos cristais Swarovski. Ela foi toda adornada por bolas e pendentes de cristal. Sempre que as luzes acendiam ela se transformava em um arco-íris. Lindo!
Mainha, Jr e eu. No quadrilátero da moda. É uma aréa que liga crucialmente os pontos turísticos como "O Duomo", "A estátua de Giuseppe Garibaldi"e o "castelo de Sforzesco", Circulados por lojas de grandes marcas como Dolce e Gabanna, Gucci, Armani, Dior....tá bom né? ;-)
Monumento a Guiseppe Garibaldi, o herói italiano que teve um importante participação na revolução Farroupilha no sul do Brasil.
Castelo Sforzeso, sua construção foi iniciada em 1368 no período em que a família Visconti dominava a cidade. Durante seis séculos foi atacado, destruído e reconstruído conforme o poder passava pelas mãos das nobres família Torriani, Visconti e Sforza.
Esse castelo teve o toque de figuras importantes das artes como Bramante e Leonardo da Vinci. Hoje possui vários museus no seu interior.
No nosso segundo dia, pegamos um ônibus panorâmico que nos levou a vários outros pontos importantes da cidade como o arco da paz. Contrução dos tempos napoleônicos que se assemelha ao arco do triunfo, em Paris.
Após nosso tour teleguiado. Paramos na Piazza del Duomo para saborear os autênticos "Cappuccino"e"Latte Macchiato".
"Stazione Centrale", localizada no coração da cidade de milao foi nossa última parada antes de retornar à Genève.
Nós nos acomodando dentro do trem. E Jr se despedindo sempre com narratívas incríveis, de Milão.
Valeu mesmo a viagem à Milão que é uma cidade incrível e riquíssima. "Modisticamente falando ;-) " e artisticamente falando também.
Um abraço a todos e até a próxima.