28 junho 2006

Musée du Louvre

Bom galera, passamos a maior parte do nosso último domingo em Paris dentro do Musée du Louvre, um dos, senão o, maiores museus de história do mundo.

Quem conhece Dayse sabe que não poderiamos começar a nossa visita por outro lugar, a exposição egpcia.
Nas duas fotos a seguir vemos a múmia de PACHÉRY, que viveu na dinastia ptolomaica. Encontra-se em perfeito estado, os dedos, pescoço e contorno do corpo, estão intactos devido a mumificação. Essa múmia tem em torno de 2500 anos.

Aqui alguns dentre as dezenas de sarcófagos em exibição.

Depois da exposição egipcia partimos para ver algumas das obras mais famosas do museu pois para visitar todo o museu e apreciar cada uma de suas obras por 10 segundos precisariamos passar pelo menos 30 dias aqui dentro.

Abaixo está uma foto da Vitoire de Samothrace. Essa estátua data de 190 DC e seu altor é desconhecido. É uma espetacular escultura, se observarmos os detalhes do tecido ao vento, acredita-se que foi feita para comemorar uma vitória naval de Rhodienne.
Pausa para o almoço.

Culpido e psiquê
Essa escultuta mostra o Amor(culpido) salvando a bela Psiquê de um castigo imposto por sua mãe (Vênus) por inveja a beleza da jovem. Ao invés de aplicar o castigo, ele apaixonou-se por Psiquê contrariando a deusa Vênus.
Baco, filho de uma mortal (Sêmele) com o deus Júpter. Baco teve sua mãe morta por vingança de Juno(esposa de Jupter). Momentos antes da morte de Sêmele Jupter retirou o filho que estava sendo gerado em seu ventre e introduziu em sua coxa, de onde nasceu. Conhecido como deus das vinhas era exaltado em festas de colheita e comemorações gregas. (Alexandre: Para mim ele é a cara do Luis Caldas. Acho que neste estátua ele estava cantando "Tieta Tieta ... " :-) )

Código de Hammourabi
Data da primeira dinastia Babylônica, mede 2,5 metros e nele encontramos as primeiras leis escritas pelo homem, e que até hoje embasam as leis do mundo ocidental.
Touros Alados da mesopotâmia.
Os touros alados com cabeça humana foram do império Assírio do reino de Sargon II, 705 AC, foram construído para proteger a entrada das montanhas que levava as portas do palácio do rei. Medem 4,5m cada escultura.
Uma das áreas abertas do Louvre.

O nome dessa estátua deveria ser "Tomando uma fresca!". :-)
Aposentos de Napoleão III, sobrinho do Napoleão Bonaparte e que também foi imperador da França.
Pirâmide invertida. Quem leu ou asisstiu o Código Da Vinci deve saber o que , segundo a história, estaria abaixo dela.
Bom, por hoje é só. Ainda temos algumas centenas de fotos do Louvre e talvez coloquemos mais algumas por aqui. Abraços e até ais.

Marcadores: ,

26 junho 2006

Um fim de semana em Paris

Finalmente, Paris! Com esse post tentaremos passar pra vcs um pouco do que vimos no final de semana que passamos nesta cidade secular, de cultura, arte e arquitetura tão profundas quanto provocativas.
Paris está situada na Île de France, onde estão concentradas algumas das mais belas obras de arte, feitas pela mão do Homem e pela natureza, como o belo rio Sena.

Começamos nossa aventura pela grande catedral medieval de Notre Dame que resume a história de Paris como nenhum outro edifício. Em 1163, deu-se início a dois séculos de construção de um dos mais esplendorosos exemplares da arquitetura gótica.



Musée du Louvre, fortaleza construída em 1190, pelo rei Filipe Augusto para proteger Paris dos ataques dos Vikings. Durante quatros séculos Reis e imperadores melhoraram e ampliaram o castelo que hoje é um renomado museu, MAGNÍFICO, perfeito assim como sua arquitetura renascentista. Eu e Xande diante de uma das entradas do museu, a Pirâmide de vidro, na foto seguinte vocês podem ver quão imensa é a construção.


Eu diante da Place de la Concorde, onde foram guilhotinadas figuras como Luís XVI, Maria Antonieta, entre outros. Também podemos ver o Obelisco de 3.200 anos, antes localizado na cidade de Luxor (Egito) e que foi doado pelo seu rei como um presente ao rei da França (Luis Filipe).

Avenue des Champs-Elysées, onde paramos para fazer umas comprinhas ;). Essa avenida, com seus hotéis e comércio elegante, também é palco para as comemorações das vitórias francesas e nos leva direto para o Arco do Triunfo, homenagem de Napoleão a seus homens que depois de vencida a batalha voltariam a Paris sob arcos triunfais. Esplendida esta construção, onde o arco é trabalhado com estátuas e os nomes dos soldados que faziam parte do exército de Napoleão.





Torre Eiffel, construída por Gustave Eiffel em 1889, para comemorar o centenário da revolução francesa. Possui 324m de altura e um terraço panorâmico de onde podemos enxergar construções até uma distância de 72Km. Está situada no Campo de Marte, um lindo e romântico parque. Mesmo com toda a imponência do ferro, achei um dos lugares mais românticos de Paris.





Bom pessoal, por hoje é só. Amanhã postaremos fotos do nosso domingo no Louvre. :-)
Abraços a todos e até logo.

Marcadores: ,