Benvigut a Barcelona
Esse post descreve parte de uma grande viagem que ainda estamos fazendo e que começou em Barcelona, como vocês verão, e acabará aqui em Atenas onde estou agora escrevendo esse blog.Esse será um resumo dos três dias em que percorremos lugares emblemáticos dessa cidade única que facina por sua arquitetura que mistura o gótico de algumas igrejas e casas com o modernismo e o estílo contemporâneo de arranha-céus, tudo com o ar mediterrâneo que dá um charme especial a cidade.
Barcelona é a capital da Catalunya e, apesar de ficar na Espanha, tem como idioma oficial o catalão, que é uma mistura de francês com espanhol. Por exemplo, saída em francês é sortie, em espanhol é salida e em catalão é sortida. (Comentário de Alexandre: Por causa desta mistura, a técnica do meu amigo Alisson para falar espanhol, que consiste em falar português com a boca cheia de cabelos, não funcionou. Foi necessário encher a boca de cabelo e ainda fazer bico pra poder falar catalão.)
Nessa foto estou na Av. Diagonal onde se encontra a Torre Agbar, famosa construção em forma de foguete e que pode ser vista de qualquer lugar da cidade.
Obs. Interessantíssimas eram as avenidas que continham entre as ruas locais arborizados dedicados aos pedestres e ciclistas. Na foto estou numa delas.
Barcelona sofreu forte influência de três grandes mestres da arquitetura: Antoni Gaudí, Lluis Domènech i Montaner e Josep Puig i Cadafalch. Eles misturaram com grande criatividade formas orgânicas com o simbolismo catalão medieval acrescentando uma pitada de gótico resultando em esplendorosas construções.
Pra mim é difícil falar sobre a Sagrada Família, obra irretocável do mestre Galdí, uma vez que qualquer elogio seria insignificante diante da magnitude dessa obra. Galdí criou uma catedral neogótica impondo toda sua criatividade em exuberância e verticalidade. Hoje é um ícone de Barcelona mesmo ainda não tendo sido terminada, o que esta previsto para acontecer no ano de 2022.
Em frente a catedral encontramos um parque maravilhoso repleto de espelhos d'água e esculturas de artistas espanhóis.
(curiosidade: Galdí dedicou seus últimos 40 anos de vida a essa obra tendo morrido atropelado euquanto caminhava em direção a construção. Seu corpo está enterrado em uma crípta no interior da catedral.)
Aqui estou em Port Vell, a parte mais animada de toda Barcelona. Na foto vocês podem ver o Museu Marítmo de Barcelona, que conta a história das grandes conquistas náuticas Espanholas. Também podem ver o monumento a Cristrovão Colombo, no centro da foto.
Esse é o Maremagnum, um centro comercial flutuante cheio de bares e lojas.
Aqui Xande dentro do centro em frente a uma loja do FC Barcelona.
Atrás do Maremagnum encontramos o Oceanário de Barcelona que é magnífico, possuindo uma grande diversidade de espécies aquáticas de todo o mundo.
Olha só o "docinho" que passava sobre nós.
Mais tarde saímos para conhecer a noite Catalã com seus sabores mediterrâneos e encontramos esse restaurante super aconchegante.
Comemos um "Fideuà a la marinera" que é um tipo de "Paella" só que feita com macarrão. (lembrem-se que xande não come arroz :()...). O gosto fica praticamente o mesmo da paella original...hummmm!
No segundo dia pegamos um ônibus turístico para dar uma passada rápida nos principais pontos da cidade.
"La Pedrera", mais uma obra de Galdí. Iniciada em 1905, tem uma fachada suntuosa e interior inspirado no movimento dos mares e dos ventos.
Interior da La Pedrera, que recebeu esse nome por possuir partes em pedra trabalhada.
Estamos diante da maior fonte de Barcelona, situada na Praça de Espanha. Foi cenário para a abertura dos jogos Olímpicos de 1992. Logo atrás encontramos o magestoso Palácio Nacional rodeado por museus, teatros e centros de converções.
Esse é o "Poble Espanyol", uma réplica em tamanho natural das antigas cidades espanholas. É repleta de bares com músicas típicas onde acontecem shows de flamenco e de lojinhas com artesanato catalão. Encontram-se também muitos restaurantes que servem comidas típicas.
Interior das muralhas.
Linda!Nos sentimos em um filme antigo. Tudo nesse lugar aspirava a vida que os antigos espanhóis levavam.
Era repleta de lugares romanticos....:*. Onde provavelmente casais apaixonados encontravam-se furtivamente pelas ruelas medievais.....! LINDO NÉ?
Olha ai Alexandre querendo acabar com o romantismo! Essa ai é uma bebida típica catalã, a "Sangria". Feita com vinho, licor, limão e gelo. É uma delícia!
Olha a espanhola ai! Claro que eu comprei um leque desses né? Lojinha charmosíssima com artesanato catalão.
Bairro Gótico com suas ruelas super estilizadas.
Terminamos o nosso dia no "Camp Nou". (Alexandre disse que qualquer homem que ler esse blog saberá do que estou falando).
Então mulheres mostrem nossa inteligência e conhecimento superior! ;)
Bom, nos despedimos de Barcelona com esse café reforçado já no Aeroporto. De onde partimos para Atenas.
Aguardemmmmmm.........!!!!!!!!!
Agradecemos a todos que sempre nos honram visitando nosso flog e deixando comentários carinhosos e saudosos.
Abraço a todos.