15 julho 2006

Novamente em Genebra!

Bom pessoal, estamos novamente em Genebra e ai vão algumas fotos de nossos passeios de final de semana por aqui.
Hoje vamos participar da Lake Parade, uma espécie de carnaval de rua daqui e teremos várias fotos para postar na próxima semana.
Abraços a todos.

Museu de História Natural de Genebra






Museu de Arte e de História de Genebra


Palácio de Justiça de Genebra

Brincando com elétrons no CERN.


Acelerador de partículas
Que mulesta é isso ???

Ciclistas no Jardin Anglais

Marcadores: ,

11 julho 2006

Uma Semana em Istanbul – Parte 2

Bom pessoal, ai vão mais algumas fotos da nossa semana em Istanbul, complementando o post anterior.

Nessa foto estou em EMINÖNÜ, um bairro agitadíssimo de Istambul, onde se encontram mini-portos e de onde saem cruzeiros pelo Bósforo e balsas que atravessam o Golden Horn. É aqui que os dias fervem em Istambul, e onde está localizado o MISIR ÇARSISI ou Bazar Egípcio (segunda foto) com seus vapores e cores inebriantes devido aos mais variados tipos de temperos e especiarias vendidos lá. O bazar funciona desde 1663, quando as rotas de comércio para Constantinopla ferviam trazendo artefatos e especiarias do oriente e Ásia.


Em um cruzeiro pelo Bósforo, logo atrás vcs podem ver a ponte que liga os dois continentes, do meu lado direito a Ásia e esquerdo a Europa, mas em ambos os lados encontramos a cidade de Istambul.

Alexandre em um dos jardins do DOLMABAHÇE SARAYI, um palácio que data de 1856 completando 150 anos este ano. Foi construído por ordem do sultão Abdulmecid para ser uma “casa de praia” dos sultões mas acabou por substituir o Topkapi como residência oficial.

Esse castelo é riquíssimo com influências barrocas e orientais clássicas em sua arquitetura.Tem como principais pontos um lustre impressionante com 4,5 toneladas e 750 lâmpadas. Também encontramos no interior do castelo uma escada monumental toda feita em Cristal Baccarat. Eu, em um dos vários portais que davam acesso ao castelo e do meu lado direito um belo relógio de flores.
Essa é uma das salas que do Harém do Dolmabahçe. Foi em um dos quartos do harém que morreu Mustafá Kemal Ataturk, o primeiro presidente da república turca. Nessa sala eram feitas as circuncisões nos filhos dos sultões.

A caverna de Ali Babah! Hi Hi Hi! Olha ai a minha cara de felicidade! Esse é o maior mercado aberto do mundo. Gente o negócio é imenso! E vende absolutamente tudo que o dinheiro possa comprar. Pra vcs terem uma idéia eu encontrei gente vendendo até sacos de vômitos, daqueles que tem nos aviões. O negócio ai é absurdo! E a maior parte do bazar vende jóias em ouro, prata e pedras preciosas.

Nessa foto estou diante de uma das dezenas de lojas de ouro, esse corredor tinha uns quinhentos metros e era praticamente todo de lojas como essa. Se vcs observarem não se trata de jóias delicadas não, são aqueles braceletes q pesam 400g. Nessa loja eu vi um colar (ele esta no canto superior esquerdo da vitrine) q se colocado no pescoço cobre todo o colo desde a parte frontal dos ombros e chega no umbigo, todo feito em outro e cravejado com diamantes, esmeraldas e rubis. Eu fiquei com medo até de olhar muito pra num ter que pagar. E não foi a única jóia desse porte que vimos não, todas eram bem extravagantes no tamanho e no formato.

Voltando pro nosso hotel, que era num bairro chamado TAKSIM. Era um bairro bem noturno e agitado com várias boates e cafés. Onde também estava localizada a Champs Elisée de Istambul .

Taksim...

Eu e Xande em ORTAKOI, um bairro super gracioso e luxuoso cheio de ruelas lindíssimas, cafés super aconchegantes e clubes freqüentados pelos afortunados de Istambul. Logo atrás vcs podem ver a Mesquita D’Ortaköy e novamente a ponte que cruza o Bósforo.

A Mesquita Azul á noite. Lindíssima e muito movimentada. Em frente a mesquita por sorte encontramos um barzinho com um show tipicamente Turco.

Esse é o show que assistimos no bar. Trata-se de uma dança utilizada em celebrações onde os homens de turbante giram no ritmo da música e entram em um tipo de transe, encarnando o movimento rotacional dos planetas. É um belíssimo espetáculo e a música tocada é inebriante.

Bom, por essa viagem, é só pessoal, espero que tenhamos passado pra vcs um pouco do que vivenciamos nessa semana surpreendente e exótica na Turquia. Um forte Abraço a todos.

Obs.: Deixem eu explicar o lenço. Como vcs podem observar nas fotos em que há pessoas perto, principalmente mulheres, a maioria das mulçumanas se cobre de certa forma, seja só a cabeça ou até mesmo o corpo todo.
Antes eu não entendia e como muitas de vcs achava puro machismo. Mas passei por situações bem constrangedoras em Istambul. Nos lugares mais movimentados como os Bazares ou o Taksim os homens eram muito atrevidos, insolentes a ponto de serem impertinentes com as mulheres não mulçumanas. Já sabia q se tratava de um país com muitos mulçumanos, então levei roupas compostas q não desrespeitassem a cultura deles mas parecia que eu estava andando sem roupa, alguns chegavam a me alisar, passar a mão nos meus braços e sempre dizendo algo que eu não entendia mas que pelo jeito deles não era nenhuma delicadeza. Nem nos momentos em que eu estava com Alexandre de braços dados eles paravam. Xande ficou todo brabo no meio da rua, vcs precisavam ver! hahahaha ! Depois passei a observar q isso acontecia muito com as turistas então qdo saia sozinha durante a semana, sempre usava o lenço e quando ia com Xande pra lugares como os que descrevi tb usava. Bom o lenço incomodava bem menos do que os inxirimentos daqueles homens sem educação, além disso, eu achei um charme ;-)

Marcadores: ,

10 julho 2006

Uma semana em Istanbul (Parte 1)

Essa nossa última semana realmente foi incrível. Estivemos submersos em outro mundo, embora até o vendedor de água das paradas de ônibus falasse inglês, cada esquina daquela cidade nos trazia algo novo, surpresas. Istambul se revelou ao longo dessa semana incrivelmente mística e marcante assim como sua cultura Ottomana. Concentrada em dois continentes separados pelo estreito de Bosphoro que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, que por sua vez se liga ao Mar Egeo. Espero que estas 27 das 600 fotos que tiramos passem pra vcs quão ricos culturalmente voltamos desse país. Então, vamos às fotos. :-)

Eu, diante da fonte central no parque de SULTANAHMET, onde estão localizadas algumas das mais sublimes construções dos Sultões Otomanos.

E Alexandre no mesmo parque.
Logo adiante vcs podem ver uma parte da Mesquita Azul ou SULTANAHMET CAMII, construída em 1616 pelo sultão Ahmet I, possui 6 minaretes que para uns demonstra a importância da mesquita ( a mesquita que mais possui minaretes é a de Meca, com 7 minaretes) e segundo um palestino que conhecemos elas servem apenas para que os mulçumanos subissem e avisassem com seus lamentos que havia chegado a hora de rezar para Alá! Hoje a mesquita azul ainda é usada pelos mulçumanos para rezar e para que pudéssemos entrar tivemos que tirar os sapatos uma vez que se tratava de solo sagrado, todo coberto por tapetes e eu tive que me cobrir com um lenço uma vez que minha roupa mostrava meus braços e cabeça, partes que não devem ser mostradas segundo a religião.

Esse parque divide duas grandes mesquitas, a Mesquita Azul como já falei pra vcs e a AYASOFIA, como tb é conhecida a Sainte-Sophie. Nessa foto vcs podem ver ao fundo uma das maravilhas da civilização bizantina, construída por Justiniano entre 532 e 537. Ela já foi incendiada duas vezes e depois disso reformada. Hoje não é mais lugar de orações e sim um museu.

Sua cúpula mais alta mede 56m de altura e é uma construção majestosa que harmoniza a arquitetura bizantina e muçulmana. Pela foto vcs podem ter noção das proporções do edifício.

Esta terceira foto ilustra o que é, segundo os mulçumanos, uma forma de se falar com Deus. Trata-se de um pilar revestido de um metal dourado com um furo central, onde colocamos o polegar e com os demais dedos devemos fazer um círculo perfeito sem retirar o polegar do furo. ....Eu fizzzzzzz.....!


Essa foto dará a vcs uma noção do tamanho desse castelo. Chama-se TOPKAP SARAYI e foi construído por ordem do sultão Mehmet II. Foi residência dos sultões otomanos por 4 séculos.

Possui um tesouro inestimável incluindo ossos do braço e da mão de São João Batista, assim como parte do seu crânio, jóias magníficas e inúmeros artefatos (como cadeiras, tronos, vasos, garrafas, roupas, broches, coroas, pendentes...etc) . Todos em ouro puro e REPLETOS de esmeraldas, diamantes, rubis e turquezas. Gente eu nunca vi nada igual aquilo...é inacreditável o que vimos dentro desse castelo...essas jóias e artefatos deixam as jóias da coroa francesa (que vimos no Louvre) parecendo meras bijoux.....Sério! Infelizmente não é permitido que se fotografe ou filme esses tesouros.
Também conhecemos o Harém do Sultão onde ele vivia com suas 1000 mulheres, entre serviçais, concubinas e esposas. E claro a sultana, mãe do sultão e figura mais importante do Harém. Na segunda foto mostramos uma das várias salas do harém, onde o sultão e sua mãe recebiam convidados mais íntimos, era tipo uma antesala do quarto dele.


Agora no ARKEOLOJI MUZESI ou Museu Arqueológico de Istambul, que na verdade é formado por três museus diferentes, contendo peças da Babilônia, Pérsia, Egito....

Alexandre junto da estátua de Alexandre da Macedônia.(qq semelhança viu gente? é mera coincidência) e depois junto ao verdadeiro sarcófago de Alexandre.

Eu, junto da múmia do rei persa Izmir. E junto a uma réplica mirim do lendário Cavalo de Tróia, presente no museu porque que as ruínas da cidade de Tróia ficam a 300km de Istambul. Infelizmente não pudemos ir lá.

GALATA KULESI(Torre Galata), que já foi, dentre outras coisas, uma prisão. Foi construída em 1348, possui 68m de altura e um terraço que nos dá um panorama de 360 graus sobre a cidade de Istanbul. É possível avistar de lá várias mesquitas, o bósforo, a Ásia....Eu e Xande olhando a geografia da cidade.

Claro...como ninguém é de ferro e depois de andar um dia inteiro subindo e descendo escadas e ladeiras, terminamos esse primeiro dia de Tour tomando aquela gelada em um copão de 500ml por 4YTL (aprox R$ 6,00), em um das dezenas de barzinhos localizados sob uma das pontes que cruzam o Golden Horn, rio que divide Istambul ainda no lado Europeu.

Bom pessoal, ainda temos algumas fotos q serão postadas logo mais...bjos a todos!

Marcadores: ,