Uma semana em Istanbul (Parte 1)
Essa nossa última semana realmente foi incrível. Estivemos submersos em outro mundo, embora até o vendedor de água das paradas de ônibus falasse inglês, cada esquina daquela cidade nos trazia algo novo, surpresas. Istambul se revelou ao longo dessa semana incrivelmente mística e marcante assim como sua cultura Ottomana. Concentrada em dois continentes separados pelo estreito de Bosphoro que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara, que por sua vez se liga ao Mar Egeo. Espero que estas 27 das 600 fotos que tiramos passem pra vcs quão ricos culturalmente voltamos desse país. Então, vamos às fotos. :-)
Eu, diante da fonte central no parque de SULTANAHMET, onde estão localizadas algumas das mais sublimes construções dos Sultões Otomanos.
Logo adiante vcs podem ver uma parte da Mesquita Azul ou SULTANAHMET CAMII, construída em 1616 pelo sultão Ahmet I, possui 6 minaretes que para uns demonstra a importância da mesquita ( a mesquita que mais possui minaretes é a de Meca, com 7 minaretes) e segundo um palestino que conhecemos elas servem apenas para que os mulçumanos subissem e avisassem com seus lamentos que havia chegado a hora de rezar para Alá! Hoje a mesquita azul ainda é usada pelos mulçumanos para rezar e para que pudéssemos entrar tivemos que tirar os sapatos uma vez que se tratava de solo sagrado, todo coberto por tapetes e eu tive que me cobrir com um lenço uma vez que minha roupa mostrava meus braços e cabeça, partes que não devem ser mostradas segundo a religião.
Esse parque divide duas grandes mesquitas, a Mesquita Azul como já falei pra vcs e a AYASOFIA, como tb é conhecida a Sainte-Sophie. Nessa foto vcs podem ver ao fundo uma das maravilhas da civilização bizantina, construída por Justiniano entre 532 e 537. Ela já foi incendiada duas vezes e depois disso reformada. Hoje não é mais lugar de orações e sim um museu.
Sua cúpula mais alta mede 56m de altura e é uma construção majestosa que harmoniza a arquitetura bizantina e muçulmana. Pela foto vcs podem ter noção das proporções do edifício.
Esta terceira foto ilustra o que é, segundo os mulçumanos, uma forma de se falar com Deus. Trata-se de um pilar revestido de um metal dourado com um furo central, onde colocamos o polegar e com os demais dedos devemos fazer um círculo perfeito sem retirar o polegar do furo. ....Eu fizzzzzzz.....!
Possui um tesouro inestimável incluindo ossos do braço e da mão de São João Batista, assim como parte do seu crânio, jóias magníficas e inúmeros artefatos (como cadeiras, tronos, vasos, garrafas, roupas, broches, coroas, pendentes...etc) . Todos em ouro puro e REPLETOS de esmeraldas, diamantes, rubis e turquezas. Gente eu nunca vi nada igual aquilo...é inacreditável o que vimos dentro desse castelo...essas jóias e artefatos deixam as jóias da coroa francesa (que vimos no Louvre) parecendo meras bijoux.....Sério! Infelizmente não é permitido que se fotografe ou filme esses tesouros.
Também conhecemos o Harém do Sultão onde ele vivia com suas 1000 mulheres, entre serviçais, concubinas e esposas. E claro a sultana, mãe do sultão e figura mais importante do Harém. Na segunda foto mostramos uma das várias salas do harém, onde o sultão e sua mãe recebiam convidados mais íntimos, era tipo uma antesala do quarto dele.
Alexandre junto da estátua de Alexandre da Macedônia.(qq semelhança viu gente? é mera coincidência) e depois junto ao verdadeiro sarcófago de Alexandre.
Eu, junto da múmia do rei persa Izmir. E junto a uma réplica mirim do lendário Cavalo de Tróia, presente no museu porque que as ruínas da cidade de Tróia ficam a 300km de Istambul. Infelizmente não pudemos ir lá.
Claro...como ninguém é de ferro e depois de andar um dia inteiro subindo e descendo escadas e ladeiras, terminamos esse primeiro dia de Tour tomando aquela gelada em um copão de 500ml por 4YTL (aprox R$ 6,00), em um das dezenas de barzinhos localizados sob uma das pontes que cruzam o Golden Horn, rio que divide Istambul ainda no lado Europeu.
Bom pessoal, ainda temos algumas fotos q serão postadas logo mais...bjos a todos!